Gentileza gera Gentileza


Esse é o tempo da correria. Da pressa, stress, vai-pra-lá e vai-pra-cá. E nessa euforia toda, ficam cada vez mais raras as pessoas educadas, gentis, simpáticas.
Andei reparando muito nisso ultimamente. É inevitável, no convívio social do dia-a-dia, não nos depararmos com pessoas extremamente mal educadas, que saem de casa com a cara amarrada e voltam do mesmo jeito. "Faz isso aí", "Fecha a janela"; passam por você, quase te derrubam com um empurrão e não se ouve ao menos um "desculpe".

E é nessas horas que a gente passa a reparar muito mais nas poucas excessões. Um dia desses, voltando da aula no ônibus, entrei com mochila, cadernos, dinheiro, celular e um livro (maravilhoso da Agatha Christie, seleção de melhores contos dos anos 50 com uma capa MUITO linda). Nisso, o cobrador (que também estava lendo Agatha Christie!), um senhor bem idoso já, se ofereceu para segurar meus livros enquanto eu passava pela catraca. E ainda disse depois "muito boa essa escritora; e os livros, são a melhor coisa do mundo que você pode comprar."

Fiquei impressionada. Tanto com a educação, simpatia quanto com o valor que esse senhor dava à leitura.
Infelizmente isso não é visto com muita frequência, ainda mais fora do âmbito acadêmico.

É maravilhoso em supermercados, lojas, filas, e encontrarmos sujeitos dispostos a tornar o dia de alguém um pouco mais alegre. Com "bons-dias", "obrigados" e "por-favores", totalmente gratuitos, a convivência fica muito mais agradável. Sem exagerar, posso dizer que é capaz de tornar um dia muito melhor.


Escrito por

Débora, 18 anos. Costumava ser um Jedi mas se uniu ao lado escuro. Da Lua.

2 comentários:

  1. Infelizmente gentileza está se tornando algo raro nos dias atuais.

    Pelo que vi no seu perfil, você mora no interior de SP. Eu moro em SP capital e posso dizer que por aqui a situação é cada vez pior. As pessoas a cada dia estão mais estressadas e não tendo respeito algum pelo próximo.

    Bom final de semana para vc!

    ResponderExcluir
  2. É decepcionante perceber como as pessoas esquecem que gentileza e educação ainda é algo fundamental e que prevalece para um bom convívio na sociedade!
    Amei seu texto <3

    ResponderExcluir

 

© 2013 Backstage Queens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top